Soft Opening: é uma boa estratégia?
- isadorastoffel
- 18 de abr. de 2024
- 1 min de leitura

Soft Opening é a estratégia dos restaurantes para testar sua operação nas primeiras semanas de vida, onde treinam equipe, definem cardápio e fazem os últimos ajustes para o lançamento oficial.
É uma estratégia inteligente, já que, em geral, os clientes estão mais tolerantes a pequenos erros por entender que está começando.
Mas por trabalhar com marketing, tenho uma visão crítica sobre: os restaurantes em Soft Opening deveriam trabalhar com cardápio mais em conta e solicitar mais o feedback dos clientes.
É raro o gerente que vai à mesa perguntar sobre a experiência, sobre o que poderia melhorar, se colocando no lugar de escuta. Isso porque, durante o Soft Opening, todos estão correndo de um lado para o outro, resolvendo os problemas iniciais.
Mas esses feedbacks fariam o restaurante dar passos largos e se aprimorar muito mais na hora do lançamento oficial, diminuindo as chances de primeiras impressões ruins para o grande público.
E oferecer um cardápio mais em conta tornariam esses primeiros clientes, que acabam virando cobaia da operação, mais tolerantes e ainda mais felizes, já que vira uma moeda de troca: sua opinião em troca de um cardápio mais em conta.
Digo isso porque já fui muito a restaurantes em Soft Opening e nunca mais voltei, porque pagar o preço cheio para um lugar que ainda não está 100% preparado não é das melhores experiências..
Gosta desse tipo de texto com opinião? Escreve pra mim, vou adorar conversar :)
コメント